• Rua Alvorada, 1289 - 9º andar - Vila Olímpia
  • Seg. à Sex.: 9h as 22h

Cotovelo do Tenista

  • Home
  • Cotovelo do Tenista

O que é a Epicondilite lateral do cotovelo?

A epicondilite é geralmente uma lesão por esforço repetitivo, que gera uma inflamação e um desgaste de alguns tendões.

Na região lateral do nosso cotovelo se inserem tendões que são responsáveis pela extensão do punho e dos dedos, e é nesse local que ocorre a epicondilite.

O corpo naturalmente tem a capacidade de cicatrizar micro lesões nos nossos tendões, mas quando essas micro lesões repetitivas geradas pelo trabalho ou pela prática esportiva (ex: tênis) superam a capacidade do corpo de regeneração, a patologia se desenvolve.

Sintomas

O principal sintoma da epicondilite lateral do cotovelo é dor, principalmente aos movimentos de extensão do punho, justamente por estar relacionado com a origem dos tendões que fazem esse movimento. Com a dor, o paciente apresenta falta de força para realizar esses movimentos, atrapalhando nas atividades do dia a dia.

Diagnóstico

O diagnóstico da epicondilite lateral do cotovelo é feito principalmente através do exame físico e da história do paciente. O ultrassom pode auxiliar a identificar o processo inflamatório e um raio-x do cotovelo ajuda a excluir outras causas de dor (fraturas e alterações articulares, por ex.)

Tratamento

O tratamento inicial da epicondilite lateral do cotovelo envolve, por um curto período de tempo, a interrupção da atividade lesiva (seja trabalho ou recreação), repouso, medicações anti-inflamatórias, analgésicos e imobilização do punho. Caso não haja melhora nas primeiras semanas, pode ser feita uma infiltração com corticóide no local da lesão e fisioterapia.

Todas as medidas já citadas fazem parte do tratamento conservador, ou seja, não cirúrgico. Entretanto, caso não haja melhora do quadro, pode ser realizado um procedimento cirúrgico para retirar as áreas degeneradas do tendão e estimular a cicatrização.

Mesmo com a cirurgia, o paciente ainda necessitará de um período de reabilitação com fisioterapia.

Prevenção

Como a epicondilite lateral do cotovelo é uma lesão por esforços repetitivos, a prevenção envolve o fortalecimento da musculatura, alongamentos regulares, evitar longos períodos de esforço e também uma melhora da técnica, seja na prática esportiva ou no trabalho, para evitar sobrecarregar determinada articulação.

Períodos de repouso são essenciais para que o corpo cicatrize as microlesões geradas pelo esporte ou trabalho.

Para tenistas

A epicondilite lateral do cotovelo está intimamente relacionada com o tipo de backhand utilizado, no caso o backhand de uma mão. Principalmente quando no contato com a bola, o jogador estiver com o punho fletido para baixo.

A prevenção e o tratamento podem envolver uma correção na técnica, mudança no grip e até uma alteração para o backhand de duas mãos.

Para pacientes com essa e outras formas de tendinite, raquetes mais rígidas tendem a gerar mais incômodo. Uma boa opção para quem sofre de dores nos punhos e cotovelos é utilizar uma raquete com índice de rigidez mais baixo.

Dr. Fábio Urquiza - CRM/SP 183548

Ortopedia e Traumatologia - RQE 91138

Cirurgia da Mão e Microcirurgia - RQE 115732

Olá, seja bem-vindo ao meu site, espero poder te conhecer e te ajudar da melhor forma possível, pode contar comigo.

Nasci e cresci em São Paulo. Filho de pais médicos, desde pequeno fui ensinado sobre o cuidado com as pessoas.

Saí da capital e me mudei pra Campinas, onde me formei em Medicina e em Ortopedia na Unicamp.

Depois retornei para São Paulo (onde moro até hoje com minha esposa) e me especializei em Cirurgia da Mão na USP.

Tive outros aprendizados importantes ao longo da vida, como o serviço voluntário na Marinha do Brasil em Manaus e o curso de pesquisas clínicas pela Universidade de Harvard.

Vejo na ortopedia a possibilidade de usar a ciência para atingir benefícios práticos, que nos permitam viver em plenitude.

Member Image